Alguns rituais são essenciais e estão presentes nas rotinas matinais de várias pessoas: checar o celular, beber água, lavar o rosto, escovar os dentes, tomar banho, um bom café da manhã… e sexo.

 

Ainda que exista um certo costume de transar pela noite, o terapeuta sexual André Almeida garante que talvez não seja a melhor hora. “Passamos o dia todo trabalhando, realizando atividades e, quando vai anoitecendo, ficamos menos dispostos”, explica.

 

A menor disposição deixa as pessoas menos aptas a se empenharem, ou mesmo tentarem coisas novas. “No caso da pessoa ter tido uma boa noite de sono, a manhã tem essa vantagem”, diz André.


Bom dia, hormônios

Além da explicação prática, existe uma justificativa orgânica para o sexo matinal ser uma melhor opção do que o noturno. Segundo o especialista, os níveis de hormônios do ser humano estão mais altos ao acordar.

“Muitos estudos mostram que temos mais hormônios pela manhã, e, ao longo do dia, eles vão diminuindo a partir do meio da tarde. Isso quer dizer que, além de mais descansadas, a libido das pessoas está maior no começo do dia em comparação com a noite”, aponta.

 

Os hormônios produzidos durante o sexo, quando liberados pela manhã, podem trazer diversos benefícios ao longo do dia. “A dopamina e a endorfina, por exemplo, ajudam muito na melhora do humor e na melhor disposição para realizar atividades”, garante.

 

 

Até mesmo dores corriqueiras podem ser evitadas com o combo “boa noite de sono + sexo matinal”. Não é certo que fazer sexo vá evitar dores de cabeça, já que os sintomas aparecem por diversos fatores, mas é uma boa ajuda.

 

“Dados os hormônios liberados e o maior relaxamento do corpo frente às tensões, pode ajudar nesse aspecto, pois sabe-se que o estresse é uma das maiores causas de dores de cabeça”, pondera o especialista.


Mais intimidade?

 

O sexo matinal também pode vir a ser um aliado para estreitar a intimidade do casal. Mas o sexólogo reforça que intimidade não se resume a sexo. Ela é composta por muitos fatores, e transar é apenas um deles.

 

“Sem respeito, um bom diálogo e convivência diária, só sexo não vai ser um fator tão importante. Mas, se todas as outras áreas estiverem bem, o sexo matinal ajuda sim”, finaliza.