Não há um alimento que engorde nem outro que emagreça. Essa conversa de comidas “vilãs” é infundada. Nem mesmo o mais açucarado dos chocolates age sozinho. Tudo depende do contexto. Da mesma forma, não existe alimento que promova a perda de peso. O melhor dos ingredientes não faz milagre em um cenário repleto de salgadinhos e refrigerante.

Engordar ou emagrecer são fenômenos multifatoriais. Você pode comer salada e engordar, ou comer brigadeiro e emagrecer. Tudo depende do que você vai degustar além desses alimentos.

Uma pessoa que tem uma rotina disciplinada, que opta por comida mais natural, poucos industrializados e baseia a alimentação em vegetais pode tranquilamente comer um doce aqui e ali e não sofrer sérias consequências

Já alguém que não abre mão de farinha refinada e come diversos industrializados cheios de açúcar pode usar óleo de coco e oleaginosas diariamente que não verá benefício. Isso porque o resultado final é o contexto.

Mas, claro, mesmo se você está na turma que não tem uma base alimentar considerada saudável, ainda assim vale sempre acrescentar bons alimentos à rotina. Vá no seu tempo e quanto mais, melhor! Só não espere resultados mágicos fazendo pouco ou, então, culpe um item só. Sua alimentação é composta de vários ingredientes. O que você come mais, vai refletir no seu resultado e no seu corpo!