Tem dúvidas de como fazer uma depilação íntima? Diante de tantas técnicas, às vezes fica difícil escolher qual o melhor, principalmente quando se quer depilar em casa. Existem diversos métodos, como cera quente, lâmina e creme depilatório, mas tudo requer cuidado. 

 

De acordo com a esteticista Carolina, o método mais indicado para fazer a depilação em casa, é com cera ro-llon (somente para as pernas) e a cera hidrossolúvel. Para aliviar o incômodo após o procedimento, ela aconselha pressionar a mão no local em que foi feito para diminuir um pouco a dor.

 

Já em relação sobre os tipos de agressões que a pele sofre com a depilação com cera (seja fria ou quente), a dermatologista Cristina conta que este método utiliza um produto que, quando aplicado na superfície da pele, adere fortemente aos fios e estes são posteriormente  arrancados de forma traumática. 

 

“Esse tipo de depilação causa uma perda localizada das camadas mais superficiais da pele podendo gerar manchas no local. Além disso, o trauma da depilação costuma causar um processo inflamatório no folículo ou pode também abrir uma porta de entrada para uma infecção bacteriana que chamamos de foliculite”, relatou a dermatologista.

 

Questionada sobre o que fazer quando a pele escurece por causa da depilação com cera, a dermatologista relata que podem ser utilizados cremes clareadores no local, mas que as manchas dificilmente somem sem tirarmos o fator que causou o problema.



"Em geral realizamos depilação a laser para que o paciente não precise depilar mais no local acabando com o trauma contínuo na região", explicou a médica.

 

Além da cera, existem pessoas que preferem usar a lâmina ou depilador elétrico, porém a esteticista não aconselha este tipo de método pois poderá causar foliculite (inflamação dos folículos). 

 

“Caso não haja outro método, deslizar a lâmina suavemente no sentido do crescimento dos pelos, já com a área higienizada e levemente umedecida com sabonete ou espuma de barbear. Com o depilador elétrico, deve-se realizar a depilação com a área previamente higienizada e seca, no sentido contrário ao crescimento dos pelos”, disse a esteticista.

 

Os processos de depilação de cera e lâmina, podem causar um quadro de pelos encravados.  Fatores individuais também colaboram para causar um quadro mais ou menos intenso no local da depilação.

 

Para qualquer um dos métodos de depilação que a pessoa faça, é interessante que seja feita uma esfoliação três dias antes na área a ser depilada e que após o procedimento, utilize um gel calmante para evitar que os pelos encravem e posteriormente a foliculite.

 

Caso tenha uma reação alérgica a algum tipo de depilação: “A alergia pode acontecer quando utilizamos seja a cera ou a lâmina de barbear durante a depilação. Caso o paciente apresente coceira, vermelhidão ou descamação no local deve procurar um dermatologista pois pode se tratar de um quadro alérgico”.