Além de melhorar a aparência, as lentes dos seus óculos de sol atuam como uma proteção contra os raios ultravioleta. Descubra abaixo qual cor de lente se adapta a cada situação.

O que é radiação UV e por que seus óculos de sol devem proteger seus olhos dela?

Também conhecido como radiação ultravioleta, os raios ultravioleta são um tipo de radiação eletromagnética que é principalmente responsável por queimaduras solares e de verão. Não é nenhum segredo que a exposição excessiva aos raios ultravioleta pode causar vários problemas oculares: queimaduras graves, catarata ou até câncer. A radiação ultravioleta no verão é perigosa para nós, mas lembre-se de que nos tempos mais frios também é necessário proteger os olhos.

Que proteção UV você deve procurar ao comprar óculos de sol?

Procure óculos de sol que bloqueiem pelo menos 99% dos raios UVB e pelo menos 95% dos raios UVA. Certifique-se de verificar a resistência a arranhões das lentes se você pretende usá-las por mais de uma temporada. Lembre-se de que os óculos polarizados fornecem proteção solar superior e as alças de borracha nas têmporas irão torná-los mais fáceis de usar.

Então, qual é a cor certa das lentes dos óculos de sol?

A cor da lente que você escolhe depende do uso dos óculos de sol e das condições climáticas, por exemplo, se você está passando o tempo no mar ou na montanha.

Lentes cinza

As lentes cinza reduzem a intensidade da luz e são ideais para os olhos, pois não afetam o contraste nem distorcem as cores.

Lentes verdes escuras

O mesmo vale para as lentes verde-escuras, ótimas para dirigir. Isso porque as lentes cinza e verde não alteram sua percepção das cores. Curiosamente, esse recurso é útil até mesmo quando você sofre de uma deficiência visual, como hipermetropia.

Lentes vermelhas e laranja

Se você é fã de esportes, definitivamente deve escolher o vermelho e o laranja, pois essas cores bloqueiam a luz azul, que fica muito forte no inverno, principalmente em dias de sol. As cores têm um efeito relaxante nos olhos e são utilizadas para a correção da visão óptica permanente.

Lentes marrons

Elas têm as mesmas vantagens do vermelho e do laranja. Além disso, são particularmente úteis, uma vez que o marrom é a cor preferida para quem sofre de miopia.

Lentes amarelas e âmbar

As lentes âmbar ou amarelas são muito populares entre os caçadores, que se beneficiam do contraste ao olhar para alvos contra o céu, especialmente em condições de luz forte. No entanto, esses tipos de lentes são perigosos e até mesmo ilegais no tráfego rodoviário ou em qualquer outra atividade que requeira o reconhecimento de cores.

Lentes roxas

Se seu trabalho ou hobbies incluem muitas atividades ao ar livre, você deve escolher lentes roxas.

Lentes de cobre

Óculos de sol com lentes de cobre acentuam o contraste entre o céu ou a grama e uma bola de golfe.

Lentes azuis

Os óculos de sol aumentam o contraste com uma bola de tênis amarela. As lentes azuis, em particular, fornecem uma melhor distinção entre preto e branco e são recomendadas para pessoas com miopia.

Agora que você já viu sobre quais as melhores cores de lentes para cada situação, vá às compras e coloque seu conhecimento em prática, escolhendo sempre o melhor para a saúde dos seus olhos.