A promessa de clareamento dental rápido e indolor com o uso do carvão ativado viralizou nas redes sociais, inclusive com famosos. Mas, apesar da promessa fácil de dentes brancos, o cirurgião dentista Victor Padilha alerta: o método pode acarretar danos irreversíveis, como desgaste, erosão e exposição da raiz dentária.

“A utilização desse produto realmente elimina a placa bacteriana e manchas superficiais provocadas pela pigmentação de alguns alimentos, porém isso ocorre por sua composição ser altamente abrasiva, arranhando e desgastando o esmalte dentário. Vale lembrar que não existem evidências de que os produtos odontológicos com carvão ativado sejam seguros e eficazes para os dentes até o momento”, explica Padilha, que também é mestre em reabilitação oral. 

Diferente do carvão comum, esse tipo de carvão de textura porosa consegue coletar diversas impurezas em seus poros, agindo como detox natural. Por isso ele é muito utilizado na medicina, na estética para tratamento de pele e cabelo e até no uso veterinário para desintoxicação, principalmente em emergências como envenenamento. 

Mas se ele não é benéfico à saúde bucal, de onde surgiu esse estigma em usá-lo que ronda as redes sociais? De acordo com Padilha, um dos fatores que contribui para a popularização do carvão ativado como solução de clareamento dental é a ampla divulgação de produtos com o componente por influenciadores digitais. 

“O problema é que boa parte das pessoas utilizam esses produtos escolhendo uma opção mais barata com os riscos de os custos futuros serem maiores que o esperado, sem qualquer indicação de um bom profissional”, alerta. 

Embora dentes mais claros sejam uma questão estética, eles contribuem para a autoestima dos pacientes. Para Victor Padilha, associar técnicas de inovação com o que há de mais moderno na odontologia pode trazer de forma segura a saúde bucal, um sorriso com dentes brancos. 


Nenhuma descrição de foto disponível.
Victor Padilha - cirurgião dentista

“No caso do clareamento dental, indico um tratamento mais conservador baseado em evidências científicas, que nos mostra que não existe material milagroso que faça clareamento de um dia para a noite. O clareamento assistido (conhecido como clareamento caseiro, onde se utiliza um gel a base de peróxido de carbamida e uma moldeira) em meu ponto de vista, associando com a técnica de clareamento em consultório ou clareamento a laser como se é conhecido, traz um resultado é eficaz e seguro ao paciente”, finaliza.