m geral, os homens sempre quiseram medir o tamanho do seu pênis, tanto o seu comprimento como a sua espessura (circunferência). É por esse motivo que alguns chegam até a querer aumentar essa parte do corpo…

De acordo com estudos realizados por especialistas, o tamanho do pênis varia de um país para outro. No Brasil, por exemplo, o comprimento médio do órgão masculino varia entre 14,2 e 15,7 cm.

Além disso, um estudo realizado pela marca de preservativos Durex mostra que 90% dos pênis estão dentro de uma margem de 3 centímetros (para mais ou para menos) em relação à média. Isso significa que a maioria dos homens tem um pênis de tamanho completamente normal.

Outras características do pênis, tais como a curvatura, podem estar sujeitas a mais variações.

 

Segundo os resultados de um estudo realizado por médicos britânicos e publicado na BJU International, uma revista científica especializada em urologia, o tamanho médio de um pênis ereto é de 13,12 cm. Em repouso, é de 9,16 cm. Quanto à circunferência, ela passa de uma média de 9,31 cm em repouso a 11,66 cm durante a ereção.

Para conduzir a pesquisa, os médicos se basearam em outros 20 estudos envolvendo mais de 15.500 homens. Nesses estudos, os homens tiveram seus pênis medidos de acordo com um procedimento padronizado por profissionais da saúde.

Segundo a pesquisa publicada em 2007 no British Journal of Urology, 45% dos homens acreditam ter um pênis pequeno. A maioria das pessoas que responderam às perguntas da pesquisa tenderam a achar que o seu membro é menor do que o dos outros. Por outro lado, de acordo com o mesmo estudo, 85% das mulheres estão satisfeitas com o tamanho do pênis do seu parceiro.

Além disso, deve-se notar que, em outro estudo realizado com 67 participantes convencidos de que tinham um órgão sexual pequeno, ficou comprovado que a maioria deles estavam, na verdade, inseridos na média.

Isso ressalta um fato muito importante: a maioria dos homens que acreditam ter um pênis pequeno, na realidade possuem um órgão de tamanho dentro da média, mas possuem uma visão distorcida da realidade, muitas vezes influenciada pela pornografia e por estereótipos e medos desenvolvidos a partir dessas imagens.

 

O que é um micropênis?

Só porque o tamanho do seu órgão sexual está abaixo da média, não significa que você tenha um micropênis. É possível detectar o micropênis assim que o bebê nasce. O problema ocorre quando o pênis não é maior que 1,9 centímetros e o tamanho não está associado a nenhuma malformação no órgão.

Mas saiba que esses casos ainda são extremamente raros! A incidência de micropênis é estimada em 0,015% da população masculina (1,5 a cada 10.000 bebês homens nascidos vivos).

Além disso, é importante saber que o surgimento do micropênis está muitas vezes ligado a um problema hormonal. Portanto, se os pais não consultarem um especialista para prescrever um tratamento adequado para seu filho, esse “problema” poderá persistir até a idade adulta e o homem terá um pênis de no máximo 7 centímetros durante a ereção.