Um aroma frutado, como banana cristalizada e frutas vermelhas. Além disso, conta com um toque licoroso. Este é o café catuaí vermelho, produzido pelo sítio Café da Sophia, na Serra do Caparaó, divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Foi este sabor que conquistou os jurados da Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, e que acabou levando o grande prêmio Coffee of The Year 2022 Brasil.

Ele disputou com outros 69 finalistas de várias partes do país. O café especial é produzido a 1250 metros de altitude, no município mineiro de Alto Jequitibá.

Um pacote de 200 gramas chega a custar R$45. Para se ter uma ideia, a embalagem com 500 gramas do café mais simples, aquele vendido no supermercado e tido como de boa qualidade, sai a R$ 16.

O Sophia leva o nome da filha do casal de produtores, Larissa e Lucas. Aliás, Larissa é a terceira geração de cafeicultores e decidiu trabalhar com cafés especiais em 2015.

“Seguimos trabalhando com o café especial em agricultura familiar e cada dia buscamos aprimorar mais e mais nosso trabalho e ter sempre excelentes qualidades”, disse a produtora rural.