Com o objetivo de garantir a realização do Festival da Torta Capixaba 2020, a Prefeitura de Vitória está viabilizando para que o evento aconteça de forma totalmente on-line, entre os dias 9 e 12 de abril, de forma a evitar a aglomeração de pessoas em meio à pandemia do coronavírus.

 

A iniciativa é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) com a Associação de Pescadores, Marisqueiros e Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras, o Movimento Comunitário de Moradores da Ilha das Caieiras e a startup “Shipp”.

 

O diretor-presidente da CDTIV, Leonardo Krohling, destaca que a parceria vai permitir a comercialização segura dos pratos tradicionais da Semana Santa dos capixabas e minimizar os impactos econômicos para 31 expositores e nove restaurantes da Ilha das Caieiras cadastrados para o evento.

 

Será disponibilizada uma área especial no app “Shipp” - disponível para IPhone e Android -, com divulgação de todos os pratos dos expositores e restaurantes participantes do festival.

 

"A maioria dos capixabas tem a tradição de comer a torta capixaba na Semana Santa, sendo uma iguaria única no Brasil. Como a orientação é para as pessoas evitarem sair de casa, muitas terão dificuldade de encontrar os ingredientes para o preparo da torta. Desse modo, o aplicativo é uma alternativa para que o público possa conferir os pratos do Festival e escolher a melhor opção para degustar com a família", orienta.

 

 

Movimentação econômica

 

"O Festival da Torta Capixaba é um evento muito aguardado pelos capixabas e, principalmente, pelas famílias de pescadores e desfiadeiras da região, que trabalham o ano inteiro para garantir a realização do evento. A iniciativa é o principal gerador de renda para essas famílias e movimenta cerca de R$ 5 milhões com a venda dos pratos. Estamos acertando os últimos detalhes para que a comercialização dos produtos aconteça de forma segura e ágil", afirma.

 

Krohling destaca ainda a importância da utilização de ferramentas inovadoras em momentos de crise. "Vitória é destaque nacional e mundial em cidades inteligentes e, nesse momento crítico em que estamos vivendo, está se reinventado para garantir que a inovação seja usada para o bem social”, aponta.

 

Passo para o futuro

 

Para a vice-presidente da Associação de Pescadores, Marisqueiros e Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras, Simone Leal, a iniciativa trouxe esperança e alegria para as dezenas de famílias que dependem do evento. Ela destaca ainda que toda matéria-prima para confecção da torta já estava garantida para a data.

 

"Ficamos muito felizes por poder contar com a parceria da Prefeitura de Vitória, que não mediu esforços para viabilizar a realização do Festival da Torta Capixaba de forma on-line, garantindo, assim, a segurança de todos. Além de ajudar a comunidade, que amargaria grandes prejuízos com o cancelamento do evento, a iniciativa representa um grande passo para o futuro, que é a utilização da tecnologia a favor da comunidade. Estamos muito confiantes e preparados para atender os milhares de capixabas que não abrem mão dos pratos tradicionais da Semana Santa", comemora.

 

"A realização do Festival de Torta Capixaba é fundamental, pois, neste período de restrição social, irá movimentar a economia local, mesmo na modalidade delivery. Será algo inovador para todos nós e não tenho dúvidas de que será um sucesso", disse o presidente do Movimento Comunitário da Ilha das Caieiras, Maycon Guimarães.