A conservação de alimentos em temperaturas baixas tem sido praticada desde os primórdios da humanidade, embora não tão facilmente quanto hoje. Com a perspectiva de passar algumas semanas em casa devido à quarentena e a incerteza quanto ao abastecimentos dos mercados, muitas pessoas adiantaram a compra do mês, o que facilmente pode levar ao desperdício.

 

Para evitar que isto aconteça, é importante saber como congelar adequadamente os alimentos e quanto eles duram no freezer.

 

Arroz (3 meses)

O arroz deve ser congelado em pequenas porções que serão consumidas na hora, em recipientes de plástico com total vedação na tampa, próprios para o freezer. Para garantir a durabilidade, é importante congelar o alimento fresco, logo após o preparo. Por ser manipulado e temperado, dura poucos meses no freezer.

 

Carnes cozidas (2 a 3 meses)

Devem ser congeladas em embalagens de plástico. No caso dos bifes, o ideal é colocá-los separados em saquinhos plásticos com fechos de zíper.

 

Aves cozidas (4 meses)

As aves cozidas também devem ser armazenadas em recipientes de plástico com vedação completa, para evitar a entrada de bactérias. Por conter menos gordura do que as carnes vermelhas, esse alimento possui um tempo de conservação um pouco maior.

 

Carnes e aves cruas (até 12 meses)

Como os outros alimentos sólidos, podem ser conservadas em recipientes de plástico, específicos para congelamento de alimentos, ou nas próprias bandejas do mercado. É ideal que essas carnes sejam congeladas sem tempero, para garantir a sua qualidade.

 

Bacon, linguiça e presunto (1 a 2 meses)

Devem ser congelados em saquinhos plásticos bem vedados. Esses alimentos favorecem a proliferação de microorganismos, então não podem ficar no freezer por muito tempo. Entretanto, carnes processadas como hambúrguer sofrem adição de ingredientes antioxidantes que auxiliam a conservação.

 

Peixe magro (4 a 6 meses)


O peixe magro pode ser armazenado em potes de plástico com tampa e pode ser mantido no freezer por um período de quatro a seis meses.

Peixe gorduroso (2 meses)

Já os peixe gordurosos, como o salmão, duram menos tempo.

 

Massas prontas (3 meses)

No caso das massas, é recomendado congelar em embalagens de plástico e, se for congelar junto com o molho, o ideal é uma embalagem de vidro. O alimento pode durar até três meses no freezer e a durabilidade é comprometida caso possua recheio.

 

Molhos e sopas (2 a 3 meses)

Os molhos e sopas podem ser congelados em recipientes de vidro bem tampados, que são indicados para o armazenamento de líquidos em geral. O tempo de conservação no freezer é de dois a três meses, dependendo da quantidade de gordura do alimento.

 

Queijo (1 mês)

Os queijos frescos não devem ser congelados por conterem muito líquido. Os demais, embora sejam mais consistentes, têm uma durabilidade curta devido à facilidade de entrada de bactérias. Assim, esses alimentos devem ficar congelados por no máximo um mês.

 


Temperatura ideal do freezer


18 ºC é a melhor temperatura para congelar alimentos a longo prazo. Leve isso em conta na hora de programar o seu freezer. Se você achar que o sorvete fica muito duro e difícil servir com a colher, armazene-o na porta. Ali, a temperatura não é tão baixa. Não prejudique a qualidade dos outros alimentos por causa dele.

 


 Embrulhe os alimentos corretamente


Não importa se você usa papel-alumínio, filme plástico ou saquinhos. Na hora de proteger os alimentos para congelar, o importante é envolvê-los de forma bem justa para eliminar qualquer ar em volta, para não prejudicar o alimento. A mesma dica vale para aqueles armazenados em potes com tampas. Nesses casos, você deve preencher o recipiente quase até o topo. Deixe apenas o espaço suficiente para que o alimento expanda após o congelamento sem levantar a tampa.

 


Para descongelar

Uma lei fundamental na conservação de alimentos é nunca descongelar duas vezes a mesma porção, isso reduz sua durabilidade.

 

O mais recomendado é descongelar dentro da geladeira, pois a proliferação de bactérias acontece de maneira mais lenta, além de ajudar a manter cor, sabor e textura. Deixar na pia aumenta os riscos pela temperatura mais alta.

 

Como já mencionado, o uso de micro-ondas para esta função não é o mais indicado para comidas que contenham muita água.

 

O ideal é aguardar chegar à temperatura ambiente, sempre com o recipiente bem fechado para não facilitar a vida das bactérias.