Ao longo dos dias em casa, é possível reservar um tempinho para experimentar novas receitas e inovar. Os lanches caseiros, além de saborosos e práticos, são opções que substituem muito bem o prato principal no jantar. Você sabia que o uso de queijos especiais, como Gorgonzola, Gyuère e Reino, cria uma experiência de sabor diferente e marcante se comparado com os tradicionais queijos prato, mussarela e cheddar?

 

Por isso, a Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do País, ensina as principais características de alguns de seus queijos especiais e as melhores harmonizações para o lanche ficar ainda mais gostoso. Confira:

 

Gruyére: O Gruyère brasileiro é bem diferente da versão suíça e apresenta características bem próximas ao queijo Emmental. O seu sabor é suave e adocicado e a textura é macia. A harmonização com a carne resulta em uma experiência única de sabor.

 

Gorgonzola: com sabor intenso e picante, tem uma consistência mais cremosa. Para os lanches, uma ótima pedida é servir com cebolas caramelizadas ou rúcula e mel, justamente pelo contraste entre o doce e o salgado. Misturá-lo com iogurte ou creme de ricota para fazer um molho é uma boa opção também.

 

Reino: de gosto mais acentuado e picante, tem textura firme que derrete na boca. Fica excelente com pães do tipo preto e australiano. Quando é derretido sobre carnes e hambúrgueres, harmoniza perfeitamente com bacon ou ingredientes mais úmidos, como o molho chimichurri, de cebola ou vinagrete.

 

Gostou destas dicas? Agora que você sabe como incrementar os seus lanches, aprenda como fazer Hambúrguer de Queijo do Reino com Cebolas Caramelizadas para uma refeição diferente e saborosa. Siga o passo a passo e delicie-se durante um bate-papo virtual com os amigos ou uma live nas redes sociais!

 

Hambúrguer com Queijo Reino e Molho de Cebolas Caramelizadas

 

Ingredientes:
 

Para o molho:

4 colheres (sopa) de ketchup

½ colher (sopa) de molho de mostarda

1 colher (sopa) de glucose de milho ou mel

1 pitada de sal

1 cebola

1 colher (chá) de azeite

2 colheres (chá) de aceto balsâmico

 

Para o hambúrguer:

300 g de patinho moído 2 vezes

300 g de acém moído 2 vezes

Sal e pimenta-do-reino

200 g de Queijo Reino Tirolez fatiado

 

Modo de preparo:
 

Prepare o molho:

- Faça uma mistura com o ketchup, com o molho de mostarda e a glucose. Junte 2 colheres (sopa) de água e tempere com sal.

- Corte a cebola em fatias bem finas. Aqueça o azeite em fogo médio, junte as fatias de cebola e refogue-as, mexendo sempre, até que fiquem douradas. Junte o aceto balsâmico e cozinhe um pouco mais, até que a cebola fique macia e com um tom dourado. Nesse momento, incorpore a mistura dos molhos e mexa bem. Reserve para a montagem do lanche.

 

 Prepare o hambúrguer:

- Coloque o patinho e o acém moídos em uma tigela e amasse bem até que formem uma única massa. Separe em 4 porções e faça bolinhas. Achate as bolinhas com as mãos e acerte as bordas com os dedos para formar os hambúrgueres.

- Aqueça uma frigideira de fundo grosso em fogo médio. Quando estiver bem quente, unte com um fio de óleo e tempere a superfície dos hambúrgueres com sal e pimenta-do-reino. Doure-os de um dos lados, vire-os com uma espátula e divida sobre eles as fatias de queijo reino Tirolez. Abafe com uma tampa e deixe os hambúrgueres terminarem de dourar e o queijo derreter (cerca de 3 minutos).

- Sirva acompanhado do molho de cebola, de uma salada de folhas e de chips de batata, ou monte um lanche combinando os hambúrgueres com alface americana, tomate, maionese e pão preto ou branco. Experimente também com pão australiano.

 

Rendimento: 4 hambúrgueres
Tempo de Preparo: 40 minutos