A Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deu início a colheita da sua primeira produção do ano de alface e milho. Tudo que foi produzido é destinado para a alimentação da Santa Casa Cachoeiro, Filial Castelo e Lar dos Idosos.

Ao todo, foram colhidos seis caixas de alface e 15 sacos de milho. O gestor da Fazenda, Sérgio Mariano, explicou que em 15 dias serão plantados mais 3 mil pés de alface no local.

“A colheita de alface deve ir até novembro, já que no verão o tempo não é muito favorável para o plantio dessa hortaliça”, contou.

Além de milho e alface, a Fazenda da Santa Casa já realizou este ano a colheita de quiabo, jiló, berinjela e cebolinha.

“E daqui uns dois meses a gente inicia a colheita da mandioca que também foi plantada na Fazenda”, afirmou Mariano.

Em janeiro, a Fazenda da Santa Casa ampliou o espaço de plantação para aumentar a produção no local. Ao todo, a propriedade possui 83 hectares de terra.

Com a ampliação, a oferta de alimentos será cinco vezes maior, já que no espaço serão cultivados milho, batata doce, mandioca e abóbora.

E para a realização do trabalho, a Fazenda da Santa Casa conta com o auxílio das internas do presídio de Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa faz parte do projeto Cuidar de Vidas, feito em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus) e o SicobCredirochas.

“Nós fazemos o trabalho de ressocialização, ajudando no plantio, e a Santa Casa ajuda no acompanhamento psicossocial e espiritual. Elas ganham um salário e a cada três dias trabalhado, elas ganham um de remissão da pena”, destacou.

Na Fazenda, as internas recebem treinamento para trabalhar na produção de galinhas, gado, frutas e hortaliças e, mais recente, na confecção de sabão.