Folha do ES
Seg, 23 de Mai
Receitas cofril

Home   Estilo     Culinária


No Dia Mundial do Queijo, aprenda a fazer cheesecake de morango

No Dia Mundial do Queijo, aprenda a fazer cheesecake de morango

O doce pode ser servido como sobremesa após um jantar ou para degustação em um café da tarde entre amigos e familiares

  Por Queila Valpassos

  20.janeiro.2022 às 10:52

Nesta quinta-feira (20), é comemorado o Dia Mundial do Queijo. Versátil e saboroso, o queijo pode ser utilizado como protagonista do cardápio, servido como entrada e petisco ou como ingrediente em outras receitas, sejam elas salgadas ou doces. Para celebrar a data, a chef Léo Oliveira ensina a preparar uma receita deliciosa de cheesecake de morango.

A profissional destaca que o doce é perfeito para diversas ocasiões: pode ser servido como sobremesa após um jantar ou para degustação em um café da tarde entre amigos e familiares. A seguir, confira os ingredientes e o modo de preparo.

Cheesecake de morango da chef Léo Oliveira

Ingredientes:

500 g de cream cheese 30 g de açúcar 200 g de creme de leite fresco batido como chantili 80 g de creme de leite 300 g de chocolate branco derretido 200 g de bolacha do tipo maisena 60 g de manteiga ou margarina derretida 30 ml de água 8 g de gelatina sem sabor Raspas de 1 limão

Ingredientes para a geleia:

500 g de morangos picados 150 g de açúcar 40 g de glucose incolor

Modo de preparo:

Comece hidratando a gelatina sem sabor na água e deixe descansar por cinco minutos. Depois, leve ao micro-ondas para derreter por 15 segundos.

Triture as bolachas de maisena e misture com a manteiga derretida para formar uma base que deverá ser colocada no fundo da fôrma de 20 cm de diâmetro com fundo removível.

Forre o fundo da fôrma com as bolachas e aperte muito bem com uma colher. Em seguida, leve para gelar por 30 minutos.

Derreta o chocolate e misture com o creme de leite, formando uma ganache. Deixe esfriar.

Na batedeira, bata o cream cheese e vá adicionando a ganache aos poucos. Continue batendo e misturando até terminar todo a ganache. Agregue as raspas de limão.

Acrescente a gelatina derretida ao creme e misture mais um pouco. Termine acrescentando o chantili batido e misturando tudo.

Modo de preparo da geleia:

Leve todos os ingredientes ao fogo. Deixe cozinhar até obter uma consistência de geleia com pedaços grandes de morango.

Montagem:

Coloque uma primeira camada do creme na base de bolachas dentro da fôrma e intercale com um pouco de geleia de morango. Reserve parte da geleia para a decoração. Despeje o restante do creme de queijo, arrume bem com uma colher e leve para gelar por três horas.

Após o resfriamento, despeje a calda sobre a cheesecake e decore com morangos.

Dica da chef: para decorar, bata a geleia no liquidificador até obter a consistência de calda.


Fonte: R7

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.