Ainfertilidade pode acontecer devido a inúmeras razões e, embora, na maioria dos casos, as pessoas não têm qualquer tipo de controle sobre as causas atribuídas, existem também alguns fatores, que podem ser alterados, e que podem influenciar quando se trata de engravidar, como é o caso do excesso de peso ou da obesidade. 

 

Mas como é que o peso afeta a fertilidade? Em comunicado, a PronoKal explica "a obesidade é uma doença que pode causar infertilidade e comprometer a saúde das pessoas afetadas", sendo que "as mulheres obesas são menos propensas a engravidar", e em casos de obesidade grave, é reduzida para metade, em comparação com as mulheres com um peso normal ou saudável.

A obesidade está associada à disfunção na ovulação, uma vez que o excesso de gordura corporal pode desenvolver resistência à insulina, levando a alterações nos hormônios que regulam a ovulação. Além disso, o excesso de tecido adiposo afeta negativamente a qualidade dos óvulos e a sua capacidade de fertilização, bem como o útero ou endométrio, contribuindo para uma taxa mais elevada de abortos. "Ou seja, mesmo que engravide, o excesso de peso pode também influenciar a saúde da gravidez", alerta, sublinhando que "estudos mostram que a perda de peso, a atividade física e uma reeducação alimentar são favoráveis para pacientes que sofrem com excesso de peso ou obesidade e que querem conceber". 

Assim, incorporar hábitos saudáveis no dia-a-dia podem não só ajudar a engravidar e minimizar o risco de complicações, mas, acima de tudo, um peso saudável, tem efeitos físicos e psicológicos que podem significar um ganho na qualidade de vida.