Um idoso de 62 anos foi encaminhado vivo para uma funerária nessa quarta-feira (30) após ser dado como morto no o Hospital Estadual de Uruaçu, em Goiás. Em nota, enviada ao BHAZ, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informou que médico responsável pelo atestado de óbito “foi imediatamente afastado”

 

Em entrevista ao SBT, a irmã de José Ribeiro da Silva disse que não conseguiu fazer o reconhecimento dele, já que quando foi informada sobre o suposto óbito, o irmão já estava dentro de um saco de cadáver. José ficou cerca de cinco horas dentro do saco plástico e chegou a ser transferido para a cidade de Rialma até que fosse descoberto vivo por funcionários do serviço funerário.

 

“Imagina o sofrimento dele dentro desse saco, desse carro, desse caixote… É inadmissível, não dá para engolir, não dá para imaginar uma situação dessas. Que a justiça seja feita”, declarou ela. O paciente, em tratamento contra um câncer, foi transferido para outro hospital.

 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, uma sindicância foi instaurada para apurar o ocorrido. “O diretor técnico do hospital foi para Rialma, cidade do paciente que está em tratamento paliativo oncológico no Hospital, para prestar assistência ao mesmo e aos familiares”, informou a pasta.

 


Nota da Secretaria de Saúde na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esclarece que o Hospital Estadual de Uruaçu tomou conhecimento dos fatos nessa quarta-feira, 30. O médico foi imediatamente afastado e uma sindicância instaurada para apurar o ocorrido.

O diretor técnico do hospital foi para Rialma, cidade do paciente que está em tratamento paliativo oncológico no Hospital, para prestar assistência ao mesmo e aos familiares.

A SES-GO lamenta profundamente o ocorrido e informa que a direção do HCN está dando todo o suporte ao paciente e familiares, e tomará todas às medidas cabíveis.