À meia-noite do dia 17 de fevereiro chega ao fim mais um horário de verão. O relógio será atrasado em uma hora e, com isso, muita gente já se prepara para dias ou semanas de cansaço, dificuldade para dormir e acordar, e até falta de apetite.

 

Especialista em Medicina do Sono, a médica Jéssica Polese explica que esses sintomas são comuns e provocados pela alteração no relógio biológico, que vai precisar se readequar. Para enfrentar essa mudança sem muito sofrimento é recomendado começar a preparar o organismo para o novo horário ao menos uma semana antes. "Se você dormia às 23h no horário de verão, agora será preciso dormir às 22h. O melhor para o corpo é fazer essa alteração de forma gradual, indo se deitar e acordando 15 minutos mais cedo diariamente”, ensina.

 

A médica aconselha também a investir na chamada higiene do sono, que pode ajudar durante essa fase transitória. "Cerca de 30 minutos antes de dormir procure fazer alguma atividade relaxante. Evite conteúdos de televisão agressivos, pois eles podem afetar a qualidade do seu sono. Tome um banho morno, esteja num ambiente arejado e limpo. Isso pode ajudar”.