Uma latinha de alumínio de refrigerante produzida há mais de 20 anos foi encontrada na areia da praia na Ilha das Palmas, em Guarujá, no litoral de São Paulo. 


A relíquia, que segundo especialistas ficou vários anos no oceano até ser 'devolvida', ainda mantém as cores originais e traz uma reflexão sobre o descarte de lixo no litoral brasileiro.


O portuário Renato Lemos Miranda, morador de Santos, encontrou a latinha de refrigerante enquanto estava uma caminhada na região. "Ela estava entre as pedras, mais para o fundo. Usei um pedaço de ferro, que deve ter chegado também com a maré, e puxei a latinha", conta.


A Pop Cola foi lançada em 1995 pela antiga Companhia Antarctica Paulista. Com a fusão das cervejarias Brahma e Antarctica, em 2000, e que resultou no surgimento da Ambev, o Pop Cola e o Pop Laranja foram retirados da linha de produção.


Miranda conta que lavou a latinha e conseguiu ver a data de validade: novembro de 1998. Ele ficou impressionado ao ver que, depois de tantos anos, ainda era possível observar nitidamente as cores e a data do refrigerante. 


“Fiquei até chateado, não é bacana. Fiz uma postagem nas redes sociais para criar um pouco de senso nas pessoas sobre os impactos que causamos na natureza”, disse.


Miranda resolveu levar a latinha para casa. Ela vai se juntar à latinha de cerveja de 1995 que ele encontrou na Praia do Sangava, em Guarujá, em 2015. 


O portuário pretende doar a latinha de refrigerante à alguma instituição que realize ações de educação ambiental.