De acordo com dados do International Diabetes Federation (IDF), o Brasil está em 4º lugar na lista dos países com o maior número de diabéticos do mundo.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12,5 milhões (7%) de brasileiros convivem com a doença.

 

Liderando o ranking está a China com 114 milhões de diabéticos. Em seguida está a Índia com 73 milhões e os Estados Unidos com 30 milhões de doentes. Em contrapartida, Tokelau, na Polinésia, é o país com o menor registro da diabetes, com 220 mil casos.

 

No ranking é levada em consideração a proporção entre os países.

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) revelou que o número de pessoas que estão desenvolvendo a doença cresceu consideravelmente. De 108 milhões no ano de 1980 subiu para 422 milhões em 2014. Só no Brasil, o Ministério da Saúde registrou entre 2006 e 2016 um crescimento de 61,8%.

 

Variação

 

90% dos casos de diabetes no país são do tipo 2. Nessa variação da doença, a maioria dos afetados são obesos.

 

Por causa do sobrepeso, o organismo aumenta a produção de glicose, sobrecarregando o pâncreas, órgão responsável por produzir insulina.

 

A diabetes tipo 2 pode ser prevenida se for adotado um estilo de vida saudável. A tipo 1 é genética e autoimune, o que obriga o enfermo a tomar injeções de insulina para sempre, pois o pâncreas para de produzir a substância.

 

O que preocupa é o aumento desse tipo de caso, classificado como incomum.

 

A diabetes é a principal causadora de problemas cardíacos, renais, cegueira e amputação das pernas. Segundo o IDF, 23 milhões de pessoas terão a doença no Brasil em 2045.