Mesmo sendo muito comum o seu surgimento, o dente do siso incluso pode acarretar em diversas complicações, entre elas no surgimento de cistos e tumores. Os dentes inclusos não possuem espaço para nascer e acabam ficando dentro do osso. 

O desenvolvimento dessas condições mais sérias pode acorrer por conta de uma espécie de capuz que envolve o dente e tem a função de estimular o crescimento. 

Segundo o cirurgião bucomaxilofacial Daniel Falbo, coordenador da cirurgia bucomaxilofacial da ABO-SP (Associação Brasileira de Odontologia São Paulo), quando existe espaço para o siso nascer, o capuz é expelido pelo corpo após a erupção do dente. “O saco pericoronário fica dentro do osso junto com o dente e por algum estímulo como inflamação ou trauma ele pode desenvolver o cisto ou tumor”, explica.

Os cistos normalmente acontecem entre a segunda e terceira década de vida dos pacientes, ou seja, no começo do desenvolvimento do terceiro molar. “O siso costuma nascer nas mulheres aos 16 anos e nos homens aos 18, com variação de dois ou três anos para mais”, afirma.

Já no caso dos tumores, ocorrem entre a quinta e a sexta década de vida. “A cirurgia nesses casos é muito mais radical. Dependendo do caso, é necessário reconstruir a mandíbula com enxerto. Apesar de não serem malignos, [o cisto e o tumor] são altamente destrutivos. O paciente não vai morrer, mas pode ter graves perdas estéticas e funcionais”, afirma.

Em outros casos o dente siso ainda pode causa uma infecção quando tenta sair mesmo sem espaço. A tentativa gera uma inflamação na gengiva e as bactérias da boca podem penetrar na região, levando a uma infecção chamada pericoronarite. “Apesar de rara, essa infecção pode levar até a morte se cair na corrente sanguínea e causar uma infecção generalizada”, explica.

Ainda há uma terceira possível complicação: a fratura da face. Como o dente incluso causa uma cavidade no osso, essa região da mandíbula ou da maxila fica mais frágil. “Pacientes que praticam esporte de alto impacto podem ter fraturas que não teriam se não fosse o siso”, afirma.

Dicas

As pessoas que possuem o dente incluso e optam por não fazer a cirurgia devem fazer um exame de raio-x anualmente para verificar possíveis complicações. Outras exigências do pós-operatório são restrição de atividades físicas por duas semanas e alimentação apenas com alimentos líquidos e pastosos na primeira semana.

Apesar de a recomendação ser retirar o siso quando ele está incluso, existem pessoas que não precisam passar pela cirurgia: são as que têm espaço para o dente nascer ou as que não possuem o siso.