Folha do ES
Seg, 17 de Fev
Leia Pesquisa

Home   Geral     Brasil


Aposentadoria do INSS muda a partir de 1º de janeiro. Confira

Aposentadoria do INSS muda a partir de 1º de janeiro. Confira

Reforma da Previdência foi promulgada no último dia 13 de novembro. Novas mudanças estão previstas para o início do próximo mês

  Por Redação

  26.dezembro.2019 às 10:42Atualizado em 26.dezembro.2019 às 10:50

As regras de aposentadoria vão passar por novas alterações em 1º de janeiro de 2020 – apesar de a reforma da Previdência já ter sido promulgada no último 13 de novembro.

Com isso, alguns segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter que esperar mais um pouco para se aposentar.

As novas alterações fazem parte das regras de transições, que foram criadas para que o impacto não seja tão direto nos trabalhadores.

Entre as mudanças está o aumento da pontuação para aposentadoria – uma soma que envolve a idade do trabalhador e o tempo de contribuição.

A partir de 1º de janeiro de 2020, será preciso atingir 87 pontos para mulheres e 97 para homens. Atualmente está em 85/95.

Outra regra que muda é a possibilidade de aposentar com idade mínima. A partir do próximo ano, homens precisarão ter 61,5 anos e mulheres, 56,5.


Fonte: Veja

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.