Na última sexta-feira (7), começou a circula pela internet um suposto anúncio feito pela Nasa, agência espacial norte-americana, sobre a rotação da Terra estar "em perfeito equilíbrio" e que, por isso, seria possível equilibrar uma vassoura.

Como muitas pessoas confirmaram a história ao colocarem uma vassoura em pé, o "desafio da vassoura" viralizou e apareceu na lista de assuntos mais comentados no Twitter e nos trends do Google.

No entanto, isto é apenas boato, a Nasa não publicou a informação de que a rotação da Terra estaria em alguma condição diferente ou que há algo especial na órbita do planeta. 

O astrônomo explica que uma vassoura pode ficar de pé, mas que isso não depende da rotação do planeta. "É apenas uma questão de equilíbrio. Algumas vassouras podem ser equilibradas e outras não", diz o especialista.

"Isso depende da base do objeto, quanto mais pesada e larga for, maiores são as chances de ficar de pé. As mesmas vassouras que aparecem nas fotos podem ser equilibradas em qualquer época do ano", afirma Langhi.