A revista Fórum realizou uma pesquisa de intenção de votos para a presidência da República em parceira com a Offerwise. O levantamento foi realizado entre os dias 14 a 17 de maio, ouviu 1.000 pessoas e tem margem de erro de 3,2 pontos para mais ou para menos. O cenário de pesquisa espontânea foi muito favorável ao atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Se a eleição para presidente fosse hoje, em quem você votaria?”. Esta foi a pergunta feita no levantamento e a resposta mostra que Bolsonaro seria reeleito. Jair Bolsonaro lidera com 31,1% dos votos e está muito à frente de seus adversários. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu na terceira posição, com 10,5%. Lula está impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa.

 

Fernando Haddad, que substituiu Lula nas eleições presidenciais de 2018, apareceu com 5,9%. Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, tem 3,8% dos votos no levantamento. Ciro Gomes aparece logo atrás, com 3,6%. Governador de São Paulo, João Doria foi citado com 1,7% dos votos. Houve também 1,3% de pessoas que disseram que votarão no PT.

 

João Amôedo, Marina Silva, Cabo Daciolo, Luiz Henrique Mandetta, Álvaro Dias e até mesmo o apresentador Luciano Huck foram outros citados no levantamento. O apresentador da Rede Globo tem se destacado no cenário político com duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro. Na semana passada, Huck criticou também o ex-presidente Lula, após declaração sobre a pandemia do coronavírus.

 

Um número que chama a atenção na pesquisa é o daqueles que ainda não sabem em quem votariam se a eleição fosse hoje: 24,6%. Já 9,9% afirmaram que votariam em branco. As próximas eleições presidenciais serão apenas em 2022.