Código do Auxílio Emergencial não solicitado:

Confira uma mensagem enviada à Caixa Econômica Federal, de uma pessoa que relata que recebeu uma mensagem sobre o auxílio emergencial, porém, o mesmo não havia feito a solicitação:

Estava verificando minhas mensagens quando me deparei com um SMS do Auxílio Emergencial:

"Auxilio: Seu codigo e ******, valido ate 24/05/2020 04:46. Nao compartilhe"

Acontece que eu não fiz nenhuma solicitação e estava dormindo no horário que ele foi enviado. Devo entrar em contato com a Caixa Econômica? – Leo

Se você não solicitou o auxílio, você deve ignorar a mensagem. Embora exista a possibilidade de que alguém simplesmente cometeu um erro de digitação quando informou o número de telefone no cadastro, a Caixa Econômica Federal explicou que "o recebimento de código não solicitado é um método de ataque comum para levar o usuário a clicar ou ligar para os agentes fraudulentos".

Também é recomendado conferir se o seu CPF foi utilizado em uma solicitação de Auxílio Emergencial. Você pode fazer isso pelo site do Dataprev, aqui. Mesmo quem não recebeu nenhuma mensagem pode fazer esse procedimento.

Caso você confirme que seu CPF foi usado indevidamente em uma fraude, a Caixa orienta que seja aberta uma denúncia pelo telefone 121.


Confira abaixo a nota enviada pela Caixa:

A CAIXA orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente os canais oficiais da CAIXA ou do Governo Federal para buscar informações e acesso aos serviços. Canais oficiais CAIXA para o Auxílio Emergencial: site auxilio.caixa.gov.br; app CAIXA – Auxílio Emergencial; central de atendimento pelo telefone 111.

A CAIXA não envia e-mails, mensagens ou realizam ligações para os cidadãos. Dessa forma, qualquer tentativa de contato com o cidadão pode ser caracterizada como tentativa de fraude e deve ser desconsiderada, bloqueada e reportada aos órgãos fiscalizadores competentes.

O recebimento de código não solicitado é um método de ataque comum para levar o usuário a clicar ou ligar para os agentes fraudulentos. Nessa situação, o melhor a se fazer é ignorar e bloquear o contato. Recomendamos, ainda, que o cidadão consulte seu CPF no site/app da CAIXA ou Dataprev para conferir a situação atual.

Em casos de suspeita de fraude, pode ser aberta uma denúncia pelo telefone 121 ou pessoalmente em qualquer agência da CAIXA.