Florianópolis está há 25 dias sem registrar mortes por coronavírus, de acordo com a divulgação da prefeitura municipal nesta sexta-feira (29). Desde o início da pandemia, sete pessoas morreram por causa da doença na capital e 644 foram diagnosticadas com a Covid-19. O último óbito ocorreu em 4 de maio.

O dado é reflexo, segundo a Secretaria de Saúde, das ações realizadas na cidade para desacelerar a disseminação do vírus.

Entre as medidas, a prefeitura destaca a a habilitação do serviço "Alô Saúde Floripa", que atende ligações gratuitamente para triagem da doença. A ferramenta estava em processo de implementação no momento em que vírus chegou no Brasil e foi adequado para o atendimento antes do prazo de entrega.

Outra maneira de contenção do vírus utilizada pela prefeitura, é a testagem em larga escala. Não só casos suspeitos realizam o exame, mas todas as pessoas que tiveram contato com um paciente ou que chegam ao município apresentando sintomas.

Até o momento a capital já realizou mais de 6,9 mil testes para a doença. Entre eles, estão testes de PCR, recomendados para a fase inicial dos sintomas, e os testes rápidos, realizados de sete a oito dias após os primeiros sintomas. Os exames ajudam a medir a situação epidemiológica da cidade e embasar novas ações.

Outras medidas

A prefeitura de Florianópolis determinou uma série de medidas desde o início da pandemia, incluindo restrições de atividades, que retornam gradualmente na capital. Além disso, todos os estabelecimentos funcionam seguindo regras sanitárias de lotação máxima, distanciamento e higiene. Os supermercados da cidade ainda são obrigados a realizar teste de temperatura em todos os clientes.