Depois de uma enorme espera, o calendário das novas parcelas extras do Auxílio Emergencial Residual deve ser divulgado nesta segunda-feira (28). Enquanto o cronograma de pagamentos da sexta parcela já vem sendo realizado e terá finalização já nesta semana, os demais grupos vivem a expectativa da divulgação do calendário, para saber quantas cotas terão direito.

Na última semana, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anunciou em coletiva no Tocantins, que a divulgação do calendário para os grupos que não integram o Bolsa Família seria revelado, no máximo, até esta segunda-feira (28).

Ainda segundo o ministro, mesmo diante do cenário de atraso, os pagamentos da sexta cota para este alto volume de beneficiários seria iniciado ainda em setembro, não os prejudicando os brasileiros com relação ao volume de cotas. 

 

Volume menor

Conforme foi fixado na MP que determinou a nova prorrogação do Auxílio Emergencial, o governo federal só pagará o benefício até o dia 31 de dezembro. Nesta configuração, nem todos os brasileiros inscritos no programa receberão 100% das novas cotas. A expectativa pela divulgação do cronograma completo até o final do ano é grande justamente por este motivo.

 

Números elevados

Na última sexta-feira (25), a Caixa Econômica Federal informou que alcançou a marca de 304,5 milhões de pagamentos do Auxílio Emergencial, contemplando assim 67,2 milhões de pessoas. Estes pagamentos representam um gasto de 207,9 bilhões nos cofres públicos. 

Segunda cheia

Hoje, 9,4 milhões de brasileiros recebem uma nova cota do benefício. Além dos beneficiários do Bolsa Família NIS final 8, que recebem a primeira cota de R$ 300, cerca de 7,8 milhões de brasileiros receberão o montante de RS 600 em sua poupança digital.