A Lei Emergência Cultural Aldir Blanc prevê assistência financeira voltada para o setor cultural. A legislação garante auxílio aos trabalhadores, grupos artísticos e espaços que passam por dificuldades devido aos impactos da crise causada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A solicitação deve ser feita por meio do link: https://mapa.cultura.es.gov.br/autenticacao/, até o próximo dia 05 de novembro.

Quem tiver dúvidas para o preenchimento dos formulários ou não contar com acesso à internet, pode realizar o cadastramento em pontos físicos nas bibliotecas públicas municipais de Cariacica, Boa Esperança, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Linhares, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte e Baixo Guandu.

A inscrição também pode ser feita na Biblioteca Pública Estadual (PBES), em Vitória, e no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, em Venda Nova do Imigrante. A lista completa dos locais, com os respectivos endereços e telefones, pode ser consultada na página: https://secult.es.gov.br/locais-de-cadastramento.

Além de base para acesso ao auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, o cadastramento serve também como um banco de dados digital e unificado, com todos os fazedores da cultura ativos do Espírito Santo. Contemplando trabalhadores em diversos setores que encontram na cultura o sustento, o cadastramento é destinado à pessoa física. O recurso disponibilizado é uma renda emergencial básica de cinco parcelas no valor de R$ 600,00