Traços na sobrancelha do coroinha Jefferson de Brito, de 14 anos, podem ter motivado a morte do adolescente. Suspeitos envolvidos no crime acreditavam que Jefferson pertencia a uma facção criminosa porque, segundo eles, a vítima tinha três traços na sobrancelha, símbolo de uma organização local.

Jefferson foi espancado com pauladas, pedradas e depois foi alvo de tiros no dia 18 de agosto, na Barra do Ceará, em Fortaleza. A vítima morava no mesmo bairro. Ele voltava de uma aula de capoeira na região.

 

Quatro suspeitos foram presos sob suspeita de participar do assassinato, dentre eles um homem identificado como Robson Vasconcelos. Foi Robson quem disse durante depoimento que espancou Jefferson.

Dinâmica do crime

Segundo o suspeito, o espancamento só aconteceu porque o adolescente havia tentado roubar o celular de uma mulher. Robson teria dito à Polícia que estava a caminho de comprar um lanche, no intervalo do trabalho, e presenciou o roubo.

Consta nos autos que Vasconcelos afirmou querer se vingar do assaltante e começou a desferir golpes. Naquele momento a vítima teria gritado ‘aqui é tudo três’ se referindo a uma facção específica contrária à predominante na Barra do Ceará.

Robson Vasconcelos teria arrastado a vítima até uma viela, percebido que ela tinha três cortes na sobrancelha e agredido o adolescente utilizando tijolos e pau. Não há nenhum indício do envolvimento do coroinha com nenhuma organização criminosa.

O suspeito ainda afirmou que saiu do local sabendo que tinha deixado o adolescente em estado grave, mas não disparou tiros. Ele negou ser membro de qualquer grupo criminoso organizado.

Repercussão

Um vizinho da vítima, que optou por ter sua identidade preservada, contou ter ouvido falar sobre Jefferson ter sido confundido com membro de facção. Segundo o amigo da família do coroinha, o adolescente trabalhava para ajudar a avó e não apresentava comportamento de alguém envolvido no ‘mundo do crime’.

“Era uma criança tão especial e a família está toda revoltada, porque ele era um menino que nem juízo ele tem e fizeram essa maldade com ele. Parece que foi por causa dessas três listrinhas que mataram ele, por causa dessas coisas de facção de três, de dois, disseram que foi isso. Aqui é muito perigoso”, contou afirmando ter divisão de territórios de facções rivais dentro do bairro.

Prisão

 

Robson Vasconcelos foi preso pela Polícia Militar na última sexta-feira (21). Contra ele já havia antecedente criminal por participação em organização criminosa. A captura aconteceu na região da Vila do Mar, entorno de onde o coroinha foi morto.

O suspeito teve sua prisão em flagrante convertida em prisão preventiva e segue à disposição da Justiça.