A criptomoeada brasileira Xiglute Coin (XGC) tem um código malicioso que permite o criador a parar todas as transações de acordo com a sua vontade, alerta o site de auditoria Token Sniffer. O ativo foi lançado no início de maio pelo empresário Dário Cândido de Oliveira, de Uberlândia (MG), baseado em uma rede social de mesmo nome, e teve valorização de 2.000% nas primeiras semanas.

No entanto, a moeda digital possui mais características suspeitas que indicam a possibilidade de golpe. A documentação da XGC é muito semelhante ao white paper da SafeMoon. A única diferença entre os dois documentos é o nome do ativo e os valores das taxas.

Outro ponto que merece atenção é que pode ser difícil negociar com a criptomoeda. Apenas 1% dos 210 trilhões de tokens nativos estão distribuídos nas mãos de 2,1 mil detentores. Os outros 99%, ou mais de 208 trilhões de XGC, ainda não saíram do endereço mãe, controlado pelo desenvolvedor do projeto.

A forma de aquisição do ativo chama atenção. Diferente de outros ativos, em que a transação ocorre de forma instantânea, a negociação da Xiglute Coin é realizada por PIX para uma conta no Banco do Brasil, segundo informações de um tutorial publicado no grupo do Telegram dedicado ao ativo. Os tokens são enviados em até três dias, o que tem levado gerado reclamações de usuários sobre o recebimento das moedas.

Golpe clássico

A negociação também pode ser realizada via exchanges. Entretanto, o ativo está listado em apenas duas corretoras, P2PB2B e Txbit.io, com um volume negociado nas últimas 24 horas de aproximadamente US$ 160 mil, de acordo com o CoinMarketCap.

Possibilidade de suspensão de contratos chamou atenção do site de auditoria Token Sniffer. (Fonte: Token Sniffer/Reprodução)Fonte:  Token Sniffer/Reprodução 

Todos os elementos indicam que os compradores da XGC podem ser vítima de um golpe clássico chamada “pump and dump”, no qual desenvolvedores lançam um ativo sem fundamento e inflam seu valor. Quando a criptomoeda atinge a sua máxima, vendem todos os tokens, derrubando seus preços e levando os investidores minoritários ao prejuízo.