Folha do ES
Ter, 26 de Out
HECI

Home   Geral     Brasil


Baleia jubarte é encontrada morta em praia no Leblon

Baleia jubarte é encontrada morta em praia no Leblon

Uma baleia jubarte foi encontrada morta em uma praia no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã do último sábado (18). O animal, que pode pesar até 30 toneladas, já chegou morto a uma praia ao lado do Canal do Jardim de Alá, um parque na divisa entre Leblon e Ipanema.

  Por Murilo costa

  20.setembro.2021 às 09:19

O cadáver da baleia foi removido por funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). Foram necessários dez funcionários, uma retroescavadeira, um trator esteira, uma pá carregadeira e um caminhão basculante para conseguirem retirar o animal da areia da praia.

Baleia sendo retirada de praia no Rio de Janeiro

Comlurb precisou usar maquinário pesado para retirar baleia da praia do Leblon. Crédito: Maria Eduarda Gramado/Redes Sociais

Os funcionários da Comlurb receberam ajuda de técnicos do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os pesquisadores retiraram amostras do animal, que foram levadas para análises laboratoriais.

O objetivo dos técnicos da Uerj é estudar a causa da morte da baleia, além de outros aspectos como a idade do animal. O corpo da baleia foi levado para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica, na Região Metropolitana da capital fluminense, para a realização de estudos.

Provável filhote

Segundo a Comlurb, o animal encontrado no Leblon pesava cerca de uma tonelada, o que dá a entender que se tratava de um animal que ainda não havia atingido a maturidade. A expectativa de vida de uma jubarte gira entre 45 e 50 anos na natureza.

As baleias jubarte são relativamente comuns na costa brasileira, elas estão entre os maiores mamíferos do mundo, variando de 11,5 a 15 metros na idade adulta. Um aspecto marcante desses animais são suas gigantescas nadadeiras, que podem alcançar até cinco metros.

Com temperamento bastante dócil, é frequentemente vítima da caça predatória por humanos. Estima-se que a população de baleias jubarte tenha caído de 150 mil indivíduos no século XX, para cerca de apenas 25 mil animais atualmente.


Fonte: Olhar Digital

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.