Já foi iniciado o atendimento na Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos” (Casa Rosa) de Cachoeiro, que fica na rua Costa Pereira (próximo ao Banco do Brasil).

O local é o primeiro equipamento público de saúde do município dedicado exclusivamente aos cuidados com a mulher e concentra uma grande variedade de serviços.

Para marcar a abertura do espaço ao público feminino, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) apresentou o local às mulheres presentes na manhã desta segunda-feira (1).

Na oportunidade foram realizadas palestras com os temas “Como as emoções influenciam em nossa autoestima” e “Sexualidade bioemocional”. Também foram ofertados serviços de beleza, como design de sobrancelhas e maquiagem.

“Achei um espaço muito acolhedor, bonito e me senti muito bem recebida ao ser convidada para conhecer essa unidade de saúde que vai ajudar tanto as mulheres de Cachoeiro. A Prefeitura está de parabéns, é um local de fácil acesso e muito bem equipado”, afirmou a pedagoga Ângela Silva, que foi conhecer a Casa Rosa.

O secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, destacou que partir da abertura as mulheres do município já podem contar com os serviços da Casa Rosa, que terá toda sua estrutura voltada a elas.

“É um grande avanço para a rede municipal de saúde, que tem sido renovada, com a reforma, ampliação e construção de unidades de saúde”, ressalta.

O prefeito Victor Coelho diz que a Casa Rosa era um sonho que hoje, com o início dos atendimentos, se tornou realidade.

“A mulher cachoeirense, agora, terá um espaço só para ela, com uma grande quantidade de serviços em saúde e acolhimento. Hoje, é um dia para ser comemorado”, destaca.

 

Atendimento na Casa Rosa

Com horário de funcionamento das 7h às 16h, a Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos” atenderá às pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município – a lista com endereço de todas pode ser conferida no site www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus.

 

SAIBA MAIS

Principais serviços que serão oferecidos na Casa Rosa

– Ginecologia;

– Psicologia;

– Nutrição;

– Odontologia;

– Consultas de pré-natal de alto risco;

– Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);

– Programa de planejamento familiar com inserção de DIU;

– Orientações sobre métodos contraceptivos com solicitação de laqueadura das trompas;

– Realização de testes rápidos (sífilis, HIV e hepatites B e C);

– Ultrassonografias (obstétrica, obstétrica com doppler, morfológica, mama e  transvaginal)

– Colposcopia;

– Sala de vacinação;

– Apoio e acompanhamento em episódios de violência.