Folha do ES
Sáb, 24 de Set
Receitas cofril

Home   Geral     Espírito Santo


Cachoeiro vai apresentar nova ação de saneamento rural na Exposul

Cachoeiro vai apresentar nova ação de saneamento rural na Exposul

Comunidades rurais vão receber biodigestores, utilizados no tratamento de esgoto domiciliar.

  Por redação

  03.agosto.2022 às 09:34Atualizado em 03.agosto.2022 às 13:38

A Prefeitura de Cachoeiro, em parceria com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), iniciará neste mês a instalação de biodigestores em comunidades rurais do município. A ação para ampliar o saneamento no campo será apresentada ao público na Exposul Rural 2022, que começa na quinta-feira (4), no Parque de Exposição, no bairro Aeroporto.

Os biodigestores são sistemas autossustentáveis de tratamento de esgoto domiciliar rural que promovem equilíbrio ambiental, saúde e bem-estar das pessoas. Explicações sobre o funcionamento desses equipamentos e benefícios gerados por eles estarão disponíveis no estande da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) no evento.

As primeiras comunidades a serem contempladas com a instalação dos biodigestores serão Mangueira e Banca de Areia, no distrito de Pacotuba. Cada uma receberá 50 unidades. O equipamento tem capacidade para coletar e tratar até 500 litros de esgoto doméstico por dia.

De acordo com a Semag, há previsão para instalação de outros 200 biodigestores a serem entregues pela Agerh, totalizando 300 unidades. Serão contempladas as localidades de Bom Destino, Capoeirão, Andorinha e Capoeirinha, também em Pacotuba.

A iniciativa faz parte do Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias), do Governo do Estado, que também cedeu ao município de Cachoeiro maquinário – escavadeira hidráulica, retroescavadeira e pá carregadeira – para realização de serviços em favor da conservação de água e solo, como abertura de bacias de infiltração (barraginhas), caixas secas, terraços de nível (“cochinhos”) e cordões de infiltração.

Os investimentos estaduais e municipais no programa devem chegar a R$ 2,3 milhões.

“Com essa parceria com o governo estadual, garantiremos acesso a saneamento a dezenas de famílias rurais, por meio dos biodigestores. Paralelamente, intensificaremos as ações para aumentar a segurança hídrica no meio rural. São medidas muito importantes para melhorar a qualidade de vida no campo”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Melhorias nas estradas rurais

Quem visitar o estande da Semag na Exposul Rural também poderá conferir as ações que a Prefeitura de Cachoeiro tem feito para melhorar as condições das estradas rurais do município. O destaque é o revestimento das vias com Revsol, material resultante da produção de aço que é doado ao município, a partir de parceria com o governo estadual.

“Em pouco mais de um ano, atendemos 18 vias em diferentes localidades, totalizando mais de 14 km de estradas revestidos com Revsol. E seguiremos avançando com as ações para melhorar as condições de mobilidade no meio rural, beneficiando famílias, produtores rurais e atividades econômicas no interior”, frisa o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda.


Fonte: Prefeitura de Cachoeiro

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.