A Prefeitura de Cachoeiro, em parceria com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), iniciará neste mês a instalação de biodigestores em comunidades rurais do município. A ação para ampliar o saneamento no campo será apresentada ao público na Exposul Rural 2022, que começa na quinta-feira (4), no Parque de Exposição, no bairro Aeroporto.   

Os biodigestores são sistemas autossustentáveis de tratamento de esgoto domiciliar rural que promovem equilíbrio ambiental, saúde e bem-estar das pessoas. Explicações sobre o funcionamento desses equipamentos e benefícios gerados por eles estarão disponíveis no estande da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) no evento. 

As primeiras comunidades a serem contempladas com a instalação dos biodigestores serão Mangueira e Banca de Areia, no distrito de Pacotuba. Cada uma receberá 50 unidades. O equipamento tem capacidade para coletar e tratar até 500 litros de esgoto doméstico por dia.

De acordo com a Semag, há previsão para instalação de outros 200 biodigestores a serem entregues pela Agerh, totalizando 300 unidades. Serão contempladas as localidades de Bom Destino, Capoeirão, Andorinha e Capoeirinha, também em Pacotuba.

A iniciativa faz parte do Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias), do Governo do Estado, que também cedeu ao município de Cachoeiro maquinário – escavadeira hidráulica, retroescavadeira e pá carregadeira – para realização de serviços em favor da conservação de água e solo, como abertura de bacias de infiltração (barraginhas), caixas secas, terraços de nível (“cochinhos”) e cordões de infiltração.

Os investimentos estaduais e municipais no programa devem chegar a R$ 2,3 milhões.

“Com essa parceria com o governo estadual, garantiremos acesso a saneamento a dezenas de famílias rurais, por meio dos biodigestores. Paralelamente, intensificaremos as ações para aumentar a segurança hídrica no meio rural. São medidas muito importantes para melhorar a qualidade de vida no campo”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Melhorias nas estradas rurais

Quem visitar o estande da Semag na Exposul Rural também poderá conferir as ações que a Prefeitura de Cachoeiro tem feito para melhorar as condições das estradas rurais do município. O destaque é o revestimento das vias com Revsol, material resultante da produção de aço que é doado ao município, a partir de parceria com o governo estadual. 

“Em pouco mais de um ano, atendemos 18 vias em diferentes localidades, totalizando mais de 14 km de estradas revestidos com Revsol. E seguiremos avançando com as ações para melhorar as condições de mobilidade no meio rural, beneficiando famílias, produtores rurais e atividades econômicas no interior”, frisa o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda.