A Secretaria de Saúde de Cachoeiro alerta para o crescimento do número de casos de Covid-19 no município. Até terça-feira (15) foram registrados 33 casos da doença, oito a mais do que todo mês de outubro, quando 25 pessoas contraíram a enfermidade.

A suspeita é que, assim como em outras regiões do país, o aumento dos casos esteja ligado às novas variantes da cepa Ômicron, recentemente identificadas nos estados do Rio de Janeiro e Amazonas.

A recomendação da Secretaria de Saúde é que a população passe a adotar o mesmo protocolo seguido anteriormente como  utilizar máscaras em locais públicos e estabelecimentos; higienizar frequentemente as mãos e evitar aglomerações; cuidados fundamentais, para reduzir as chances de contágio do vírus em uma possível nova onda da doença.

O secretário de Saúde, Alex Wingler, também pede à população que complete o esquema vacinal. “A imunização é o principal método para limitar a circulação do vírus e evitar o agravamento da doença em casos de infecção. É importante completar o esquema vacinal e, também, receber as doses de reforço, que elevam o número de anticorpos protetores”, destacou.

Alex informou que o município está atento ao cenário pandêmico no Brasil e na região, acompanhando a evolução de casos confirmados e prontos para agir, imediatamente, conforme as orientações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

 

Como se vacinar

A vacinação contra a Covid-19, em Cachoeiro, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas unidades básicas de saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Não é necessário agendamento para tomar a primeira, segunda ou terceira dose. Basta comparecer ao local, portando documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS.

Periodicamente, a Semus realiza mutirões de vacinação, nos fins de semana, em locais e horários alternativos. Essas ações são, previamente, divulgadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Cachoeiro.