A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeiro de Itapemirim-ES é destaque com queda de 45% de ações judiciais no setor, enquanto o Brasil o número de processos judiciais envolvendo a saúde pública e privada aumentou 743% de 2011 a 2017. De 2016 para 2017, o salto foi de 32%. 

O debate sobre esses números e a performance da Saúde cachoeirense aconteceu  na terça (13) com representantes da administração publica e a sociedade organizada, tendo como palestrante o juiz João Batista Chaia, da Fazenda Pública. O evento foi realizado no auditório da Faculdade São Camilo.

Foram abordados temas como o financiamento e a regulação no SUS, “O olhar do juiz sobre o SUS” e “O Município como gestor do SUS”. Ao fim, foi formada uma mesa-redonda, para aprofundamento do debate. Já em Cachoeiro, a tendência na rede municipal de saúde é de queda pelo rigoroso trabalho de controle e transparência.

"Esse é o resultado das diversas medidas que estamos adotando com a finalidade de reduzir o número de ações judiciais e seu impacto no funcionamento da rede pública. A realização desse fórum reforça as iniciativas nesse sentido e foi muito importante para o estreitamento das relações entre as partes envolvidas no contexto da judicialização”, avalia a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.