Nos primeiros meses do ano, quando as pessoas estão viajando para as praias, curtindo férias, as doações tendem a cair e por isso, o serviço de hemoterapia do Hospital Evangélico passa por uma grande defasagem do tipo. "É um tipo raro. Poucas pessoas têm essa tipagem sanguínea. E ele é um tipo que só recebe dele mesmo," explica a assistente social e responsável pela captação de doadores do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim Tatiana Alemonge.

 

Segundo Tatiana, os outros tipos estão com estoques bons e conseguindo atender a demanda. O HECI atende a 15 hospitais da macrorregião sul e é referência no tratamento oncológico e cirurgias cardíacas.

 

Para ser doador

 

Basta comparecer ao serviço com seu documento oficial com foto. Precisar estar bem de saúde, na ter tido febre na última semana e nem ter feito endoscopia, tatuagem ou piercing nos últimos seis meses. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres de três em três meses. Gestantes e lactantes não podem doar. Para mais informações ligue para (28)3526- 6232.

 

O Serviço de Hemoterapia do Hospital Evangélico funciona de segunda à sexta-feira das 07:00 às 16:00h e aos sábados das 07:00 às 11:00h.