Um jovem de Cachoeiro de Itapemirim-ES começou fevereiro com a sensação de dever cumprido: conseguiu nota para passar em Medicina em cinco universidades públicas, estudando em casa. A escolhida de Leonardo Martins Adriano, de 19 anos, foi a Universidade de São Paulo (USP), considerada a melhor faculdade de medicina da América Latina.

 

Além da USP, as outras aprovações foram na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Leonardo lembra do dia que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saíram e que começou a ver se tinha chances de ser aprovado. “Decidi jogar a minha nota para ver se entrava nessas universidades. Joguei na de Minas e vi que entrava, aí decidi que ia para Minas. Mas aí a família falou ‘por que você não tenta na USP?’. Nem tinha esperanças, mas tentei e vi que dava também. Eu não acreditei que eu iria para São Paulo até o último dia, quando saiu o resultado”, contou.

 

ROTINA DE ESTUDOS

 

Leonardo sempre estudou em escolas públicas e concluiu o ensino médio no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Sonhando com Medicina, começou a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como treineiro e não foi muito bem da primeira vez.

 

Quando o ano decisivo chegou, ele percebeu que a rotina de estudos precisava ser intensificada. Além do período na escola, quatro horas diárias eram reservadas para o vestibular.

 

“Estudava metade, umas duas horas, ia para a academia e depois estudava mais duas horas. Eu me considero um exemplo de que é possível estudar em casa, fazendo cursinho on-line, o que sai muito mais em conta. Mas isso desde que você tenha disciplina, faça muitos exercícios”, disse.

 

As aulas só começam no final de fevereiro, mas ele já se prepara para morar na capital paulista e viver novos desafios. "Ainda não caiu a ficha que eu vou deixar meus pais, morar longe, bem longe", falou.