Impedidos de exercer a profissão no país, a partir da decisão de Cuba em deixar programa 'Mais Médicos', em novembro do ano passado, sete médicos cubanos estão vivendo um drama em Cachoeiro-ES.

Sem trabalho, eles estão contando com ajuda de amigos e ex-pacientes que dão acolhimento e alimentação.

Os médicos Adriano da Cruz Sanches Scholes, Yudekis Santoya Alarcon, Lizandra Mendonza, Alberto Renê Roque, Eliodes Denis Guiles, Adione Legra Brisuela e Dainelis Amado Dias procuraram a Folha do ES para fazer um apelo à prefeitura: trabalho mesmo que seja em outro setor ou auxiliar de serviço de saúde.

Os profissionais atuaram em várias unidades básicas de saúde, na sede e no interior do município, e conhecem as demandas da população.

"Nós estamos há mais de quatro meses abrigados em casas de pessoas amigas. Não queremos voltar para Cuba. Nosso visto se expirou dois meses após o encerramento do programa 'Mais Médicos' e estamos passando situação difícil", disse Adriano.

"Esse é o apelo que faço para a prefeitura de Cachoeiro até mesmo como reconhecimento pela nossa atuação por mais de quatro anos nas unidades de saúde. Através dessa reportagem esperamos sensibilizar o município e resgatar nossa dignidade", completou.

A Redação entrou em contato com a comunicação da prefeitura de Cachoeiro-ES, mas até a postagem desta matéria não foi dado retorno sobre a possibilidade de aproveitamento dos médicos em UBS.