O médico Roberto Bastos está convocando as mulheres de Cachoeiro de Itapemirim-ES para uma audiência pública, com abaixo assinado, amanhã, 13, partir das 10h00, na Praça Jerônimo Monteiro, objetivando chamar atenção das autoridades e da população pela volta da maternidade na Santa Casa de Misericórdia da cidade.

Ele vem de uma cruzada de duas semanas, dia e noite, nas redes sociais, chamando atenção para a falta de transparência dos gestores do Hospital, principalmente, quando o superintendente da Santa Casa, padre Evaldo Ferreira, alegou, falsamente, que o fechamento da maternidade foi de iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde.

Roberto Bastos, obstetra há 30 anos no corpo clínico do hospital, pelas suas denúncias sobre o descaso com a saúde da mulher, tratando-se de um hospital geral, ao entregar a unidade para o Hospital Infantil por conta de negligência registrada em documento oficial do Governo do Estado, foi expulso sumariamente, sem processo administrativo, e recebeu repúdio do Conselho Superior e de alguns colegas do hospital.

O médico convoca as mulheres e interessados para esse encontro público como parte de sua luta em defesa de uma Santa Casa forte e completa em atendimento 24 horas.

Defende eleições diretas pela sociedade para o cargo de superintendente, retirando do arcebispo essa prerrogativa. Ele deseja uma revolução e transparência completa. Expor todos os contratos terceirizados e demais decisões da direção obscuras, como revelar qual a dívida da Santa Casa.

Segundo ele, a audiência pública de amanhã não é o fim do objetivo, mas apenas o começo do que chama de guerra contra o status quo viciado que impera dentro do que já foi o maior e melhor hospital do sul do Espírito Santo e um dos mais renomados do Estado há mais de um século.