A ação é voltada aos chamados grupos de risco, definidos pelo Ministério da Saúde. Por isso, nas salas de vacina da rede pública de saúde, o imunizante está disponível apenas para os seguintes públicos: crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias); indivíduos com 60 anos ou mais de idade; professores; trabalhadores de saúde; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e funcionários do sistema prisional.

 

A escolha desses grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “São públicos mais suscetíveis à doença, correm um risco maior de sofrer complicações após a infecção inicial ou têm contato diário com várias pessoas e, assim, transmitiriam o vírus da gripe para muita gente. Por isso a campanha é voltada a eles”, explica Luciara Botelho, secretária municipal de Saúde de Cachoeiro.

 

No município, são 35 os locais de vacinação e, até esta segunda-feira (15), cerca de 3.600 pessoas já haviam sido vacinadas, o que corresponde a uma cobertura de 8% do público-alvo. "É importante lembrar que a vacina deve ser repetida todo ano por quem se enquadra nos grupos da campanha", alerta a secretária.

 

Para receber a dose, é preciso apresentar o Cartão de Vacina e um documento oficial. Além disso, estão sendo solicitados laudos médicos para os portadores de doenças crônicas e, para os trabalhadores da saúde e professores, declaração emitida pelo empregador, crachá, além do documento de identidade (contracheque não é considerado).

 

Dia D

 

No dia 4 de maio, será realizado o Dia D de Vacinação contra a Influenza, quando todas as unidades básicas de saúde e o Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu estarão abertos das 8h às 17h, na sede do município, e das 9h às 16h, nos distritos e localidades rurais.