A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também está atuando em conjunto na ação "Tenda do Bem" da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), voltada para as pessoas em situação de rua. A iniciativa aconteceu, na manhã desta terça-feira (23), na rua Manoel Rosindo, na Vila Rubim, e fez cerca de 50 atendimentos.

Participaram da ação enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), além do grupo de voluntários “Voluntários do Bem Vix”, que distribuíram lanches após todos os atendimentos.

Nas próximas quinta (25) e sexta-feira (26) a ação acontece na Praia do Suá, próximo à Unidade Básica de Saúde, e na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro de Vitória, respectivamente. Os atendimentos a esse público serão das 8h30 às 12 horas e lá serão oferecidos os seguintes serviços:

Atendimento de enfermagem

Testagem HIV/sífilis;

Vacina: Dupla Adulto, Hepatite B e Tríplice Viral;

Identificação de demandas de acompanhamento de saúde;

Encaminhamentos para referenciamento em unidade de saúde (cartão SUS e agendamentos);

Encaminhamentos para consulta médica;

Encaminhamentos para acompanhamento em outros serviços de saúde (Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Especialidades, Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Serviço de Atenção às pessoas em Situação de Violência de Vitória).

Parceria

A Tenda do Bem representa uma conjugação de esforços entre as secretarias de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Segurança Urbana (Semsu), Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Meio Ambiente (Semmam) e Central de Serviços, na perspectiva de criar alternativas para a superação da situação de rua.