Equipes da Central de Serviços de Vitória garantem desde o início da manhã deste domingo (19) a limpeza dos pontos mais atingidos pelas fortes chuvas. Ao todo, de ontem para hoje, devem ser recolhidos 220 toneladas de resíduos.

Por causa das chuvas intensas ainda há muito barro e terra deslocada pelas vias da capital. As equipes de limpeza urbana trabalham pelas ruas de Jucutuquara, Morro do Romão, São Pedro (avenida Serafim Derenzi) e Ilha de Santa Maria, garantindo a raspagem de meio-fio e das ruas, juntamente com a limpeza de bueiros e operação de tapa-buraco.

A operação conta com o auxílio de quatro caminhões-pipa, quatro basculantes e duas pás-carregadeiras.

Redes de drenagem

Para garantir o escoamento das águas das chuvas e evitar alagamentos nas vias, a Prefeitura de Vitória, por meio da Central de Serviços, realiza, diariamente, inclusive aos finais de semanas e feriados, serviços preventivos e corretivos de desobstrução mecânica e manual nas redes de drenagem do município, além da limpeza dos bueiros.

De 2017 até hoje, já foram investidos mais de R$ 10 milhões em serviços de limpeza das redes de drenagem, incluindo as galerias pluviais e remoção de toneladas de lixo e materiais que não deveriam ser jogados ali.

No entanto, as equipes sempre encontram diversos resíduos descartados irregularmente por parte dos moradores, como garrafas pet, materiais de construção, sacolas plásticas e folhas.

O resíduo que consegue passar pelas grades dos bueiros acabam formando uma espécie de "rolha" dentro das tubulações de águas pluviais, trazendo o risco de entupimento e alagamento para aquele local. A capital conta com 25 mil bueiros e o trabalho segue uma programação semanal.

A varrição das vias e o trabalho de manutenção e desobstrução das redes de drenagem não impedem que, durante fortes pancadas de chuvas, pontos de alagamento apareçam. Para resolver o problema, as equipes ficam de prontidão.