Nesta semana, profissionais de cinco escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim estão sendo preparados para darem início às atividades de robótica educacional nas unidades. 

Composto por dez professores de ciências e matemática, cinco pedagogos e oito servidores da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o grupo participa, de segunda (20) até esta quarta (22), de um curso no Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica “Dr. Dirceu Cardoso” (Cecapeb), em Morro Grande. Nele, os educadores conhecem os equipamentos e materiais didáticos adquiridos pelo município, aprendem metodologias de ensino da robótica e participam de atividades práticas.

Os profissionais aprovaram a oportunidade de formação e a iniciativa da Seme de instalar laboratórios de robótica nas escolas.

Novidade nas aulas

A formação prepara os profissionais para trabalharem em laboratório de robótica, fato inédito nas escolas municipais. Inicialmente, as aulas serão realizadas, em caráter experimental, para turmas do ensino fundamental das escolas “Anacleto Ramos”, do bairro Ferroviários; “Galdino Theodoro da Silva”, do Jardim Itapemirim, “Professora Gércia Ferreira Guimarães”, do Village da Luz, “Monteiro Lobato”, do Alto União, e “Professor Pedro Estellita Herkenhoff”, do bairro Waldir Furtado Amorim.

Os docentes terão kits com instruções, peças e mesas para atividades em grupos, com quatro alunos. A ideia é a de que o material ajude, principalmente, nas aulas de matemática e ciências, mas outros professores poderão trabalhar com os equipamentos de maneira planejada e contextualizada. Os profissionais que hoje participam do curso atuarão como multiplicadores desses saberes em suas escolas e acompanharão, de perto, o trabalho no ambiente escolar.

Para a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, o projeto otimiza, aos estudantes, a construção de conhecimentos e a melhora da aprendizagem.

“A robótica educacional é uma metodologia inovadora que, comprovadamente, ajuda o estudante a desenvolver uma série de habilidades e competências. Acreditamos que é um investimento necessário e estamos ansiosos para dar início a esse projeto-piloto, o que deve ocorrer, possivelmente, em julho”