Utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) como reforço no combate a mosquitos em Cachoeiro de Itapemirim, o serviço de moto-fumacê é executado de duas maneiras.

De acordo com a Vigilância Ambiental, quando a moto-fumacê tem vazão para trás, é realizado o serviço de termonebulização, que passa somente uma vez em cada rua, gerando uma neblina suspensa que, com o contato com os insetos vetores, tem o efeito de eliminação.

A outra forma de atuação da moto fumacê, segundo o órgão ligado à Semus, é o Ultra Baixo Volume (UBV), cuja vazão, no veículo, é lateral, com ângulo de 45 graus para cima, que passa nos dois lados da rua, criando uma névoa que fica suspensa no ar, podendo, assim, atingir letalmente o inseto vetor.

Já no UBV, que é utilizado nos bairros com maior índice de notificações de suspeita de dengue, a substância, aplicada pelo moto-fumacê, é à base de água e inseticida, gerando partículas muito pequenas, que não são tão visíveis quanto as da termonebulização.


Ao todo, 42 bairros e um distrito são visitados em maio.  Confira o cronograma deste mês:


Dia 22

Aeroporto, Agostinho Simonato, Valão, Amaral, Amarelo, Alto Amarelo, Basileia, Maria Ortiz, Santo Antônio, Centro, Gilberto Machado, Recanto, Boa Esperança e Jardim Itapemirim

Dia 23

IBC, Rui Pinto Bandeira, Boa Vista, Arariguaba, Bela Vista e Baiminas

Dia 24

Parque Laranjeiras, São Francisco de Assis e Paraíso

*Ainda nesta semana, será definido o itinerário para a última semana de maio.