Quarta-feira (29) que vem é Dia D de combate ao Aedes aegypti em Cachoeiro, para o qual a prefeitura vai mobilizar centenas de pessoas. O mutirão, organizado com apoio de parceiros, vai acontecer em 12 locais do município com maiores registros de notificações de dengue.

São os bairros Parque Laranjeiras, Gilson Carone, São Francisco de Assis, Coramara, Agostinho Simonato, Caiçara, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Marbrasa, Paraíso, São Lucas e, ainda, o distrito de Soturno. Além disso, todas as unidades básicas de saúde da área urbana e do interior estarão envolvidas.

Uma das ações que ocorrerá no Dia D é o recolhimento de lixos e entulhos das casas localizadas nessas regiões. O objetivo, de acordo com a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho, é eliminar criadouros do mosquito.

“Os focos, em sua maioria, não estão nos espaços públicos, mas nas residências. Por isso, decidimos priorizar essa tarefa no mutirão, aliando-a a outras atividades já definidas, como distribuição de folders e de checklists, que serão importantes para informar a população sobre como prevenir a proliferação do Aedes” 

Destaca ela.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel, explica que os moradores das 12 regiões a serem atendidas poderão descartar, no Dia D, pneus, entulhos e, também, resíduos que acumulem água (como recipientes) dentro de sacos plásticos ou outros tipos de materiais, como caixas de papelão. “Eletroeletrônicos não poderão ser jogados fora nessa ação, nem lixos domésticos, que são recolhidos periodicamente pelos caminhões”, frisa.

Proposto pelo prefeito Victor Coelho, o mutirão é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que, além da Semsur, contará com apoio de outras pastas, como as de Governo (Semgov), de Esporte e Lazer (Semesp), Segurança e Trânsito (Semset), Educação (Seme), Desenvolvimento Urbano (Semdurb), Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Meio Ambiente (Semma), e de diversos parceiros e voluntários.