Alunos do Centro Educacional Agrícola de Garrafão, em Itapemirim, aprenderam a extrair tintas e fazer peças artesanais usando as cores que a natureza oferece. 

O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram quatro oficinas do Projeto Cores da Terra para os estudantes.

A coordenadora do Incaper de Itapemirim, Ana Paula Siqueira, complementou: "O projeto Cores da Terra em Itapemirim tem o objetivo de integrar as ações educativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente nas escolas através da valorização dos recursos naturais, trabalhando importância do solo, o consumo consciente e a sustentabilidade”.

Sobre o Cores da Terra

O projeto Cores da Terra teve início em 2007, por meio de uma parceria entre o Incaper e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Implementado principalmente nas comunidades rurais, ensina uma técnica simples, criativa e sustentável, cuja matéria-prima utilizada é a terra de várias tonalidades. 

Quando misturada com os ingredientes água e cola, resulta em tintas de cores variadas. O material não é tóxico, apresenta boa qualidade e o custo é inferior ao da tinta convencional.