Mais de 17 mil estudantes do Estado vão participar da 2ª fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019. São 8.966 estudantes da Rede Estadual, 6.586 das Redes Municipais, 487 da Rede Federal e 1.034 da rede privada, totalizando 17.073 classificados para a 2ª Fase da OBMEP 2019.

A lista de classificados para essa etapa foi divulgada pela OBMEP no último dia 05 e cerca de um milhão de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país devem fazer a prova em 28 de setembro.

Para conferir se estão classificados para a 2ª fase, os estudantes capixabas devem acessar o site da OBMEP e selecionar o município e a escola em que estão matriculados.

Em 2019, a maior Olimpíada de Matemática do mundo contou com 54.831 escolas participantes, localizadas em 99,71% dos municípios brasileiros, superando o número de instituições inscritas no ano anterior (54.498). A prova da primeira fase foi realizada por 18.158.775 estudantes.

 

Preparação

Desde junho, os estudantes da Rede Pública estão tendo a oportunidade de aprimorar, ainda mais, os conhecimentos em Matemática por meio do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”.

Uma das ações do Programa Matemática na Rede é a oferta de aprofundamento de estudos para mais de mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública por meio do Projeto de Iniciação Científica de Matemática. Esse projeto funciona em 38 Polos de Iniciação Científica de Matemática (PicMat), divididos em 34 municípios do Espírito Santo.

 

Preparatório para os classificados

Como preparatório para a 2ª fase da OBMEP, qualquer estudante pode aprimorar ainda mais os seus conhecimentos em Matemática por meio do site do Matemática na Rede. São diversos conteúdos e ferramentas online de Matemática disponíveis para qualquer estudante e professor interessado em aprofundamento de estudos de Matemática.

 

OBMEP

Criada em 2005, a OBMEP é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Quanto a premiação dos alunos das escolas particulares, a OBMEP destinará 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas, 675 bronzes), além de 5.700 certificados de menções honrosas.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.obmep.org.br.