A 2ª Sala de Depoimento Especial do Espírito Santo, destinada à oitiva de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, começou a funcionar no Centro Avançado da Infância e Juventude de Vitória, instalado em Maruípe. O espaço vai atender às demandas dos municípios da Grande Vitória.

As primeiras a serem ouvidas no local foram duas meninas, uma de 7 e outra de 13 anos. No ambiente humanizado, respeitoso e sem muitos objetos para desviar a atenção, elas foram acolhidas pela assistente social do TJES, Eduarda Binda. A servidora, que já atuava nos Depoimentos Especiais realizados na 1ª Vara da Infância e da Juventude da Serra, destacou que além do conhecimento técnico, para ouvir as crianças é preciso ter bastante preparo emocional.

No andar inferior, em outra sala bem distante, para evitar o contato entre a família da vítima e a do agressor, a coordenadora das Varas da Infância e da Juventude, juíza Patrícia Neves, presidiu as audiências. Por meio de um sistema de câmeras e microfones, a magistrada pôde escutar tudo o que as jovens relataram à assistente social.

A Sala do Centro Avançado da Infância e da Juventude, inaugurada na última sexta-feira (12), vai atender às demandas de toda a Grande Vitória, junto com a sala já instalada no Fórum Cível da Serra. E a previsão é que o TJES inaugure mais 13 salas no Estado até o final deste ano: São Mateus, Linhares, Barra de São Francisco, Colatina, Aracruz, Santa Maria, Cachoeiro, Guaçuí, Ecoporanga, Vila Velha, Viana, Cariacica, Guarapari, finalizou a juíza.