A partir desta terça-feira (16), os condutores capixabas passarão a receber mensagens no celular e por e-mail para avisar sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir e do processo de habilitação. 

A medida inédita implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) é mais uma entrega do projeto Detran 100% Digital para aproximar o órgão dos usuários e facilitar o acesso aos serviços.

 
A mensagem enviada para o celular e para o e-mail dos condutores informará sobre quando o documento vencerá e dará orientação sobre o procedimento a ser feito. Os permissionários receberão a mensagem um dia depois do vencimento e deverão requerer a sua CNH definitiva no site www.detran.es.gov.br. 

Já os condutores habilitados, serão informados 15 dias antes do vencimento do documento e serão orientados a procurar uma Clínica Médica / Psicológica credenciada para a renovação da habilitação.

 
Dados

 

Para garantir que o SMS e e-mail sejam recebidos corretamente, o telefone celular e o e-mail dos condutores passarão a ser validados em todos os processos de habilitação. 

Só após a validação dos contatos, o documento será emitido e enviado ao habilitado.