Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Cachoeiro mobilizou uma equipe intersecretarial para uma ação de abordagem a pessoas em situação de rua na região central da cidade.

O trabalho, realizado durante a manhã, teve como foco cinco pontos de concentração desse público: ponte municipal Fernando de Abreu, Praça de Fátima, imediações do Teatro Municipal Rubem Braga, Linha Vermelha (nas imediações do Museu Ferroviário Domingos Lage) e praça Guilherme Guimarães (pracinha do táxi).

Coordenada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) – por meio do seu Serviço de Atendimento ao Migrante e à Pessoa em Situação de Rua (Pop Rua) – e de Segurança e Trânsito (Semset), a tarefa teve a participação das secretarias municipais de Saúde (Semus), de Serviços Urbanos (Semsur) e de Desenvolvimento Urbano (Semdurb).

No total, foram abordadas 21 pessoas em situação de rua. Dessas, 14 que mostraram interesse em ser acolhidas foram encaminhadas para a Casa de Passagem “Santa Tereza de Calcutá”, da Cáritas Diocesana. Elas também vão receber acompanhamento clínico da Semus. Os pertences daqueles que quiseram descartá-los foram levados, pela Semsur, para o Centro de Manutenção Urbana (CMU).

Além disso, uma pessoa abordada, devido a enfermidades por ela apresentadas, teve de ser levada diretamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Marbrasa, para atendimento médico.


Sobre o Pop Rua

O Serviço de Atendimento ao Migrante e à Pessoa em Situação de Rua é responsável pelo trabalho de acompanhamento desse público.

A equipe do setor, que conta com profissionais de assistência social e psicologia, promove encaminhamentos, por exemplo, para o usuário conseguir documentação ou para atendimentos de saúde.