Todos os domingos um grupo de voluntários de Cachoeiro de Itapemirim dedica um tempo para ajudar moradores de rua e mendigos, doando alimentação e agasalhos. E a situação dessas pessoas é ainda mais delicada nessa época do ano, devido às baixas temperaturas.

Em função do frio, o grupo, denominado “Nós Na Rua”, está realizando uma campanha para arrecadar roupas e agasalhos para doar a essas pessoas.

O projeto, segundo a coordenadora Regina Monteiro, começou em abril de 2017, com iniciativa do aposentado Júlio Marcellino de Carvalho, 82, quando ele veio morar em Cachoeiro.

Segundo Regina, esse trabalho vem sendo realizado há mais de dois anos incessantemente, sempre aos domingos, o dia escolhido pelos moradores para receber a alimentação e as doações de casacos e roupas.

“Os moradores sempre nos aguardam, pois sabem que nós viremos. É reconfortante. Eu passo o domingo cozinhando e minhas filhas me ajudam”, disse.

Atualmente, o trabalho é organizado pelos voluntários do grupo e por amigos que ajudam com doações de alimentos e materiais descartáveis como, pratos, colheres, e copos.

“Esse trabalho faz muito bem para a gente, talvez mais do que para eles mesmos. Aprendemos a dar valor às pequenas coisas. Aprendemos a ser gratos pelo que temos e, com isso, eles nos ensinam sobre coletividade, solidariedade e empatia. Eles são solidários uns com os outros”, destacou a empresária de moda, Juliana Monteiro, 34, filha da Regina.

Juliana ainda ressalva que cada pessoa atendida tem uma explicação diferente sobre os motivos que a levou a morar na rua: “já criamos intimidade com eles. Sabemos o nome de vários. Muitos vão para as ruas por falta de amor entre os familiares, outros por causa de drogas, álcool. Cada um tem uma história diferente”.