O anúncio ontem (15) da implantação do serviço de estacionamento rotativo público em Cachoeiro de Itapemirim-ES é um início promissor para o projeto de mobilidade urbana da cidade.

Contudo, há um contraste entre a modernidade desse serviço terceirizado (com  parquímetros, sensores automáticos de ocupação e desocupação de vagas e dispositivos móveis, de forma integrada) e o atual modelo de contenção dos veículos.

A cidade está cheio de lombadas a cada 30 metros, além de blocos de concretos para dividir vias de forma primitiva e poluída. É preciso rever essas ações - espera-se provisórias - , por sinalizações eletrônicas e até utilização de cercas verdes para separar mão e contra-mão.

Não resta dúvida que o estacionamento rotativo será a mola propulsora para viabilizar a mobilidade urbana com divisões de áreas  e disciplina dos motoristas, motociclistas e ciclistas. 

A situação atual do trânsito é um caos!

A implantação do serviço de estacionamento rotativo público em Cachoeiro de Itapemirim foi iniciada. O contrato entre a prefeitura e o consórcio vencedor da licitação para operar o serviço foi assinado na tarde desta quinta-feira (15), em solenidade realizada no gabinete do prefeito Victor Coelho, no Palácio Bernardino Monteiro.

Nos próximos 30 dias, a empresa realizará os trabalhos de demarcação das vagas, sinalização viária, instalação dos sensores automáticos de ocupação das vagas e dos parquímetros no espaço em que funcionará o estacionamento rotativo.

As vagas serão estabelecidas em duas áreas: Área Azul, que possui maior ocupação urbana, onde os veículos poderão permanecer estacionados numa mesma vaga por até 2h; e Área Verde, que se situa no entorno da Área Azul, onde os veículos poderão permanecer estacionados numa mesma vaga pelo período de até 4h.

O serviço será oferecido de forma gratuita nos primeiros 30 dias de operação. A previsão é de que sejam exploradas, aproximadamente, 2.187 vagas de estacionamento, sendo 1.767 para automóveis e 419 para motocicletas, em bolsões.

O modelo que está sendo implantado em Cachoeiro contempla a utilização de parquímetros, sensores automáticos de ocupação e desocupação de vagas e dispositivos móveis, de forma integrada, proporcionando segurança e conforto ao usuário. Por meio de aplicativo de celular, será possível efetuar pagamento e consultar disponibilidade de locais para estacionar.

“Daqui a 30 dias, Cachoeiro terá um sistema de estacionamento de vanguarda. Além disso, serão gerados novos empregos diretos por conta do trabalho no serviço”, afirmou Eder Vasconcelos de Souza, sócio-diretor de uma das empresas que fazem parte do consórcio responsável pelo rotativo.

“A implantação do rotativo sempre foi uma prioridade para nós, por ser uma importante ferramenta de democratização do espaço público e um indutor de várias ações importantes do nosso Plano de Mobilidade Urbana. O município terá muitos benefícios em termos de mobilidade, o que se refletirá também em ganhos econômicos”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei dos Santos Petri.

“É um momento histórico para o município. Nós já tivemos rotativo antes, mas não regularizado por meio de processo licitatório. Uma cidade do porte de Cachoeiro, que tem uma das maiores frotas de veículos do estado e que recebe o fluxo de trânsito de toda a região, precisa desse serviço para seu ordenamento urbano”, completou o prefeito Victor Coelho.