A partir de um áudio que circula pelas redes sociais dando conta de um possível surto de sarampo em Alegre-ES, o caso assustou moradores e está sendo investigado pela prefeitura.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente esta sendo submetido a exames e não há risco de contágio. 


Segundo a Prefeitura do município, o resultado do primeiro exame realizado no paciente foi entregue na quarta-feira (14), no início da noite. Na última quinta-feira (15), foi feriado no município, e durante o dia, a coordenadora do Centro de Vigilância encaminhou um áudio aos enfermeiros comunicando o resultado. 

 

No entanto, o áudio vazou e viralizou na cidade.

 

Diante dessas informações do áudio, a Prefeitura emitiu um comunicado esclarecendo que o áudio foi compartilhado no grupo de trabalho dos enfermeiros e coordenadores das Unidades de Saúde do município, com o intuito de orientar e mobilizar os profissionais para as ações de vacinação contra o sarampo, que já estavam estabelecidas previamente no cronograma de trabalho do Centro de Imunização e Vigilância Epidemiológica de Alegre.


" Nossa cidade não tem nenhum caso de sarampo confirmado. O caso citado é suspeito, novos exames foram solicitados para que não haja nenhuma dúvida, e não há risco de contagio. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento tranquiliza a sociedade, uma vez que nós temos 98% da população alegrense vacinada contra o sarampo, e que a vacina faz parte da rotina diária de trabalho de imunização do município", diz a nota da prefeitura.